Geral CICLISTAS E CI...

Departamento de Trânsito (Detran) promove ciclismo consciente em Salinas no sábado (13)

Evento quer sensibilizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito, e incentivar o uso maior de bicicletas, um modal que não polui o ambi...

10/07/2024 às 09h46
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O mês de julho chegou e para redobrar os cuidados no trânsito, o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) realiza, no próximo sábado (13), em Salinópolis, o 'Passeio Ciclístico da Conscientização'. O objetivo é chamar a atenção dos veranistas para a importância do uso da bicicleta para a mobilidade humana, inclusive nas praias e balneários que costumam receber um grande volume de pessoas e carros nesta época do ano.

“Em praias de maior movimentação de pessoas, a exemplo de Salinas, o carro é um veículo que polui, contribui para o congestionamento das vias e aumenta os riscos de acidentes. Ao contrário, a bicicleta é um instrumento de preservação do meio ambiente, de incentivo à saúde e, acima de tudo, para os órgãos de trânsito, é um meio de mobilidade de transporte e que diminui a incidência de sinistros nas vias da cidade”, explica o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Realizado em parceria com as associações e clubes de ciclistas do estado do Pará, o evento é uma forma de conscientizar toda a população sobre atitudes responsivas no trânsito. Além de amenizar o volume de pessoas nos transportes públicos e desafogar o tráfego de veículos, o modal não polui o ambiente e ainda promove benefícios à saúde.

A diretora-geral do Detran Pará, Renata Coelho, observa que, “o ciclismo promove a segurança viária na medida em que reduz a circulação de veículos nas vias públicas e promove maior mobilidade. Por isso, o Detran convida todos os adeptos da bike, profissionais e não profissionais, pra se juntarem a essa iniciativa de incentivo ao trânsito sustentável e seguro”, destaca a diretora-gera.

Serviço:

O Passeio Ciclístico do Detran inicia a concentração às 6h30, com saída às 8h, da Tenda da Educação de Trânsito do órgão, localizada na Avenida Beira-Mar, na nova orla da cidade. Os participantes devem realizar a inscrição prévia por link na internet, acesse aqui . Também, é possível se inscrever presencialmente a partir das 8h da próxima sexta-feira (12), no mesmo local. A inscrição é gratuita e após o circuito haverá entrega de medalhas para os primeiros colocados, além de sorteio de biciletas e capacetes.

Ele1 - Criar site de notícias