Geral Maranhão

Governo moderniza Hemomar com reforma e ampliação de serviços

Ao todo, as obras de reforma e ampliação Hemomar foram orçadas em R$ 7.580.344,39. A obra foi visitada, nesta quinta-feira (5), pelo secretário de ...

05/09/2024 às 18h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Com investimentos do Governo do Estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passa por obras de reforma e ampliação. Essa iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) visa promover melhorias significativas na infraestrutura dos serviços de saúde ofertados a população na unidade. 

Em alinhamento com os compromissos firmados pelo governador Carlos Brandão com a saúde, as novas instalações do Hemomar, em São Luís, contam com quatro andares, onde funcionarão os serviços de ambulatório com consultórios médicos, salas de transfusão, farmácia, além de laboratório de hematologia. Ao todo, as obras de reforma e ampliação Hemomar foram orçadas em R$ 7.580.344,39. 

A obra foi visitada, nesta quinta-feira (5), pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. “Iniciamos a nossa agenda de compromissos desta quinta-feira visitando as futuras instalações do Hemomar, resultado do compromisso do nosso governador Carlos Brandão com a expansão da Rede de Assistência Saúde no Maranhão. Estamos com as obras em estágio avançado e em breve entregaremos mais um serviço moderno à população, com novos laboratórios, salas de transfusão e consultórios", disse o secretário Tiago Fernandes. 

A Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) é responsável pela execução das obras no Hemomar. O titular da pasta, Márcio Machado, participou da visita. “O Governo do Estado não tem poupado recursos para melhorar a assistência com um prédio extremamente moderno, presenteando a população da capital e também do Maranhão", destacou o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, que acompanhou a visita.

Com 1.754 M² de área construída, assim que finalizada, a unidade oferecerá um espaço amplo para o armazenamento, processamento e doação de sangue e ambulatório buscando melhorar ainda mais a infraestrutura existente, aumentando a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população.

A estrutura foi dividida em térreo, com 18 vagas para estacionamento, com acesso de dois elevadores e escada; e mais três pavimentos (andares). No primeiro andar funcionarão os ambulatórios com 10 consultórios médicos e dois odontológicos; enquanto que no segundo andar o setor de transfusão, farmácia e fisioterapia; finalizando com o terceiro andar abrigando o laboratório de hematologia distribuído em quatro ilhas, as salas de hemoglobina, microscopia, hemostasia, hemograma e espaço de coleta para público adulto e infantil.

Atualmente os serviços estão em fase de instalação dos elevadores e subestação de energia. Já foram finalizadas as etapas de abrigo de resíduos infectantes, passarela, rede hidráulica, iluminação, piso e pintura.

Durante a visita, o diretor administrativo do Hemomar, Davisson Lima, pontuou que a nova estrutura vai melhorar os serviços já ofertados. "Vamos ganhar mais espaço na sala da transfusão, mais leitos, consultórios médicos para os hematologistas, clínicos gerais, pediatra, além do serviço da assistência farmacêutica. Isso significa que oferecemos um melhor atendimento às pessoas na coleta de exames, um aumento de 20 a 30%".

Dentre os representantes da SES, também participaram da visita a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque; o arquiteto Franklin Costa; e a engenheira Juliana Duarte, e da equipe da SEGOV os engenheiros civis Rafael Cardoso e Bruna Viana; o engenheiro eletricista Nilton de Jesus Guimarães; e o engenheiro de acompanhamento da obra, Mateus Portela.

Veja também
Ele1 - Criar site de notícias