A transmissão pelo canal do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado, na rede social YouTube, permitiu ampla participação na 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Financeira e Previdenciária, que destacou a importância do planejamento financeiro; aspectos fundamentais da previdência; direitos e benefícios da Educação Financeira.
Instituída no ano passado, pela Lei estadual nº 10.051, a ação faz parte do calendário oficial do governo do Pará, com objetivo de fomentar a cultura previdenciária e fortalecer a cidadania.
“A Lei (nº 10.051) trouxe luz para a temática da educação previdenciária e financeira que merece atenção pelos segurados do regime próprio do Pará. O conhecimento previdenciário empodera o servidor de informação que pode criar expectativas reais sobre o seu futuro previdenciário. Essa temática ajuda esse servidor a se organizar para o momento da aposentadoria tanto financeiramente quanto em relação aos documentos necessários para esse momento”, disse Luisa Porto, técnica previdenciária e uma das palestrantes do evento com o tema “Organizando a Aposentadoria do Servidor Público”.
A assistente social do IGEPPS, Marcella Takeshita, falou sobre o processo de preparação para a aposentadoria. “Segundo as pesquisas, mais de 30% das pessoas não têm organização de registro das suas finanças. Então, trouxemos dicas de como organizar o orçamento, fazendo uso da tecnologia, como dispositivos gratuitos on-line que ajudam a fazer esse trabalho de organização financeira de uma maneira fácil e prática para chegar a aposentadoria de uma forma mais organizada”.
Takeshita ainda destacou a importância da Semana da Previdência. " A iniciativa é de grande relevância, já que “proporciona debates importantes não somente aos servidores que estão se aproximando do ciclo que é a aposentadoria, mas também a toda população, considerando que a expectativa de vida do brasileiro em aumentando a cada ano”, finalizou a assistente social.
A programação também incluiu um debate com o professor da Universidade Federal do Pará, Alexandre Damasceno, coordenador do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), que ressaltou a importância de falar sobre educação financeira. "Eu abordei sobre o consumo, consumismo e consumerismo, que é uma necessidade do ser humano. Mas há uma diferença entre esses termos. O consumo, por exemplo, está relacionado à necessidade ou a compras planejadas, enquanto o consumismo é relacionado ao desejo de compras desenfreadas”, explicou Alexandre.
Temas como investir na aposentaria também foram discutidos. “Reforçamos sobre a importância do tempo para os investimentos, que, pensando em aposentadoria, quanto antes você começar, melhor. Ainda sobre essa questão do tempo, abordamos como é tão difícil a tarefa de investir para o futuro; quais são os fatores que levam a maioria das pessoas a não investir. Além disso, tratamos um pouquinho sobre a questão da segurança para quem decide investir, os prazos, objetivos que a pessoa quer ter com aquele investimento e sobre o perfil desse investidor, que se organiza para ter uma aposentadoria mais confortável," pontuou a analista de investimentos do IGEPPS, Suhelem Pinto Vieira.
Para o presidente do órgão previdenciário, Giussepp Mendes, o IGEPPS tem feito todos os esforços para preparar os servidores para uma aposentadoria de qualidade.
“Deixar o serviço ativo é uma mudança de vida que afeta não somente o servidor, mas toda a família e as suas relações sociais. Por isso, os segurados devem estar cientes dessa nova realidade e preparados para esse momento da aposentadoria”, alerta Mendes.
Em 2021, o Instituto criou a cartilha da Previdência Estadual, onde é possível encontrar informações sobre todas as etapas e condições para a obtenção dos benefícios da seguridade social, detalhadas de forma simples e lúdica. São orientações importantes na preparação para essa fase da vida, que requer planejamento documental e financeiro. A cartilha está disponível no site do instituto ( igepps.pa.gov.br/ ), na aba “projetos IGEPPS”.