A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investe na qualificação de profissionais e na promoção da saúde no Maranhão. Foram 15.568 profissionais de saúde qualificados em cinco anos de atuação da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA).
“Reafirmamos o nosso compromisso com ações integradas e voltadas para o Sistema Único de Saúde, e a Escola de Saúde do Maranhão vem impulsionando o pilar da educação na saúde nesses cinco anos de atuação no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Atualmente, a Escola também se destaca na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, nível de especialização, como: Saúde Mental; Saúde Materno Infantil; Gestão em Saúde; Gestão de Redes de Atenção à Saúde; Intervenções Multidisciplinares para o Autismo e Outras Neurodiversidades; Vigilância em Saúde, e Especialização Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde. Foram mais de 700 profissionais qualificados como especialistas.
A instituição coordena e acompanha projetos de pesquisa nas unidades de saúde da rede estadual, sendo responsável por 24 programas de residência em saúde e pela supervisão do Programa Mais Médicos no Maranhão.
A Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA) celebrou, nesta quarta-feira (2), cinco anos de atuação. A escola, vinculada à SES, se tornou referência na qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso compromisso é formar profissionais que estejam preparados para atuar de maneira eficaz e humanizada no SUS, a partir de necessidade do usuário e do território, garantindo um atendimento de qualidade para todos”, afirmou a diretora administrativa da ESP, Ana Lúcia Nunes.
Outro destaque da instituição é o curso Técnico em Saúde. Além disso, a ESPMA oferece 15 cursos nas modalidades presencial, híbrida e on-line, atendendo milhares de profissionais de diversas áreas da saúde em todo o Maranhão.
Entre as ofertas de cursos técnicos, estão: a Qualificação do Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde (QPAPS), que já capacitou 11 turmas; e o Qualifica APS, voltado para a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Outros cursos incluem a Assistência a Pacientes no Atendimento de Urgência e Emergência nas Síndromes Respiratórias e a Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de Covid-19.
A ESP/MA é equipada com auditórios, estúdios audiovisuais e salas multimídia, proporcionando um ambiente voltado para o aprendizado e a formação contínua. Além da sede em São Luís, a escola conta com uma unidade em Imperatriz.