Geral Maranhão

Governo do Maranhão comemora 4 anos do Shopping da Criança e ultrapassa 147 mil atendimentos

Além do atendimento especializado em saúde, o Shopping da Criança disponibiliza uma estrutura com brinquedoteca, cinema, praça de alimentação, play...

09/10/2024 às 20h11
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Secretário Tiago Fernandes participou da comemoração dos quatro anos do Shopping da Criança (Foto: Márcio Sampaio)
- Secretário Tiago Fernandes participou da comemoração dos quatro anos do Shopping da Criança (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão, por intermédio das Secretaria de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov), reuniu crianças e familiares, nesta quarta-feira (9), na comemoração dos quatro anos do Shopping da Criança, na unidade localizada na Avenida Beira-Mar, em São Luís (MA). O equipamento contabilizou 147.336 atendimentos. 

Na área da saúde, a SES oferece uma ampla assistência no Shopping da Criança, como atendimento médico pediátrico, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, neuropsicologia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e muito mais. Entre janeiro e o início de outubro deste ano, foram ofertados 36.671 serviços, proporcionando mais qualidade de vida às crianças e seus familiares.

Além do atendimento especializado em saúde, no Shopping da Criança a Secretaria de Estado de Governo disponibiliza uma estrutura com brinquedoteca, cinema, praça de alimentação, playground, entre outros. 

Presente na celebração de quatro anos do Shopping da Criança, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com os serviços ofertados no equipamento da rede estadual. “Estamos ampliando o Shopping da Criança com dignidade, oferecendo ainda mais oportunidades e assistência para as mães e nossas crianças. Tenho certeza que o comprometimento do Governo Carlos Brandão se consolida a cada dia, buscando cuidar cada vez melhor de todos os maranhenses. Essa é a nossa missão”, destacou o secretário Tiago Fernandes. 

O secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, também se pronunciou sobre os planos de expansão do equipamento. "O Shopping da Criança passará por uma ampliação significativa para oferecer um atendimento ainda mais qualificado. Recentemente, implementamos melhorias na comunicação visual e na pintura do espaço, além de introduzirmos um novo serviço em parceria com a Defensoria Pública. Com essas mudanças, buscamos tornar o ambiente mais acolhedor para todos. Agradeço imensamente a todos os profissionais dedicados que atuam aqui", afirmou. 

A comemoração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o defensor do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE-MA), Joaquim Gonzaga Neto; a superintendente de Acompanhamento da Rede de Serviços da SES, Priscila Barros; o secretário adjunto de Residências Oficiais e Projetos Especiais da Segov, Bernardo Leite, e a gestora do Shopping, Luciana Figueiredo.

Atendimentos

As histórias de transformação e superação são inspiradoras no Shopping da Criança. Fernanda Melo, de 40 anos, é a mãe de Abrão de Melo, de 11 anos, e ressalta como a assistência ofertada no equipamento mudou para melhor a vida do filho, que possui hidrocefalia e câncer no cérebro. 

"Quando o Abrão foi diagnosticado, pensei que meu mundo tinha acabado. Mas ao chegar aqui, não foi só o shopping que se abriu, foi uma equipe humanitária que me acolheu. O trabalho que eles fazem é maravilhoso. O Abrão melhorou 100%. Ele está mais interativo e alegre. Se não fosse o Shopping da Criança, ele estaria em casa, sem fazer nada", destacou Fernanda Melo. 

Abrão de Melo, de 11 anos, avaliou o serviço do Shopping da Criança. “Adoro, adoro a arte terapia! Amo pintar e brincar do jogo da memória”, disse.

Para Tarsila Matos, mãe de Arthur Henrique, de 9 anos, que nasceu com mielomeningocele, autismo e TDAH, o serviço é muito importante para o desenvolvimento das crianças. "O atendimento aqui transformou a vida do Arthur. Antes, ele não se relacionava bem com outras crianças. Agora interage e se sente mais à vontade para brincar. Sem o Shopping da Criança, seria impossível ter acesso a tantos profissionais especializados".

Ele1 - Criar site de notícias