Geral OPERAÇÃO ENEM 2024

Segup coordena as ações de segurança para a realização das provas do Enem

As forças de segurança do estado vão atuar para garantir traquilidade aos candidatos nos dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Mais de ...

31/10/2024 às 14h47
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena as ações de segurança e logística para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 em todo o estado. Esse ano a “Operação Enem 2024” conta com mais de 5.800 agentes de segurança pública que já estão mobilizados para colaborar com a escolta e segurança na distribuição das provas, nas duas fases do certame nacional, que ocorrerá nos dias 03 e 10 de novembro. O Pará concentra o maior número de inscritos para o Exame na região Norte com 248.092l candidatos.

As ações iniciam às 6h, nos dias correspondentes aos certames, com a escolta das provas realizada pela Polícia Militar, que monitora o deslocamento dos malotes, até os 714 locais de prova, distribuídos em 81 municípios do estado onde o Enem será aplicado. Os portões para a realização da prova abrem a partir das 12h e o fechamento acontece às 13h.

Integração -As ações de segurança envolvem, de forma conjunta, representantes de várias instituições, a exemplo dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.

Ativação dos CICCRs - O monitoramento por meio das câmeras da Segup, assim como, toda a coordenação e gerência das ações de segurança que envolvem o Exame serão realizadas pelos 14 Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR) que estarão em funcionamento, contando com a presença de cada representante das forças de segurança, bem como, dos demais órgãos envolvidos, a fim de monitorar as atividades realizadas e garantir maior segurança nos dias de provas.

Na capital, o Centro Integrado, localizado na sede da Segup, estará ativado desde a manhã do domingo, 03, assim como nos demais municípios que contarão com os Centros, sendo eles: Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira.

Todas as unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que irá abranger também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).

As informações acerca dos transportes das provas, bem como o início e finalização da aplicação do exame serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionarão nos dois dias das provas.

Videomonitoramento -No dia do exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento eletrônico de quase mil câmeras instaladas em todo o estado, sendo que destas, mais de 300 somente na Região Metropolitana de Belém. A previsão de término de toda a operação é até às 23h, quando as provas são coletadas e redirecionadas para o local de correção, no estado de São Paulo.

O Exame será aplicado em 81 municípios do Pará. Em Belém, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, tanto na Capital quanto nos demais municípios, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar.

Ele1 - Criar site de notícias