A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci (distrito de Belém), concluiu mais uma ação de incentivo à doação de sangue. A campanha, iniciada na última quarta-feira (12) e encerrada nesta quinta-feira (13), resultou em 182 doações, beneficiando mais de 728 pessoas em todo o Estado, e fortalecendo os estoques do hemocentro para atender à crescente demanda.
A iniciativa reforça o compromisso do Hemopa em descentralizar as ações de coleta, facilitando o acesso de doadores que residem na Região Metropolitana de Belém. Realizada nas dependências do Hospital Abelardo Santos, a campanha teve como objetivo incentivar a doação voluntária e ampliar a conscientização sobre a importância de doar sangue regularmente.
Solidariedade- A assistente social Lorene Mota, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou a importância dessa parceria. “O Hemopa, mais uma vez, em parceria com o Hospital Abelardo Santos, está promovendo esta campanha de doação de sangue que visa sensibilizar os servidores sobre esse gesto tão importante para a vida de muitas pessoas. O Hospital também está participando da Gincana Solidária, que ocorre entre as instituições de saúde e faz parte da programação referente ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de Novembro”, ressaltou Lorene Mota.
O médico Pablo Lobato, coordenador do Hospital Abelardo Santos, também enfatizou a relevância da campanha. “Estamos no segundo ano dessa campanha em parceria com o Hemopa, e sabemos da importância disso para nossos pacientes, não só aqui do Hospital, mas de toda a nossa região, do Pará e do Norte. Aqui, vivenciamos a realidade de muitos pacientes graves que, às vezes, dependem dessas doações para melhorar clinicamente”, informou.
A coleta contou com uma estrutura completa para receber os doadores com segurança e comodidade, seguindo todos os protocolos de higiene. Além disso, foram repassadas orientações sobre a importância da doação regular, que pode salvar até quatro vidas com apenas uma única bolsa de sangue coletada.
Entre os doadores, a psicóloga Carolina Galvão, que trabalha no Hospital Abelardo Santos há três anos, disse que “já sou doadora de sangue há um tempo, especialmente por ter um tipo sanguíneo raro, o AB positivo. Acho muito importante essa campanha, pois sabemos que estamos salvando muitas vidas. É um procedimento muito rápido, indolor, e acredito que todos deveriam participar desse processo”.
Além de mobilizar a equipe do Hospital e a comunidade, a campanha reforçou a necessidade de doação contínua para enfrentar a sazonalidade nos estoques de sangue. “Temos períodos em que os estoques estão adequados, mas também enfrentamos momentos de grande déficit. Essas campanhas são essenciais para chamar a atenção da população sobre a importância da doação”, complementou Pablo Lobato.
Serviço:Quem deseja se tornar doador de sangue pode comparecer à sede da Fundação Hemopa, em Belém, ou às unidades móveis espalhadas pela cidade. Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis.