Educação Educação

Projeto da Udesc Cefid para pessoas amputadas finaliza atividades de 2024 com desfile inclusivo

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve o 1º Desfile Inclusivo do Ramp nest...

29/11/2024 às 17h51
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve o 1º Desfile Inclusivo do Ramp nesta quinta-feira, 28, no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, com pacientes, familiares e equipe do  projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp) . O evento também reuniu gestores da universidade e de organizações civis, bem como autoridades municipais e estaduais.

“Este evento foi mais do que uma celebração, foi uma oportunidade de destacar a força, a superação e a beleza da diversidade humana. Agradecemos de coração a presença de todos que estiveram aqui para prestigiar este momento tão especial. Este desfile é o resultado de trabalho coletivo dedicado, que une ciência, empatia e inclusão, refletindo o compromisso da nossa equipe com a reabilitação integral de nossos pacientes”, diz a coordenadora do Ramp,  professora Soraia Cristina Tonon da Luz , do  Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid  e do  Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) .

O desfile inclusivo contou com os seguintes pacientes do projeto: Marcelo Turnes, acompanhado das filhas Maria Karla e Maria Eduarda; Maria Regina Soares dos Santos; Luceane Muccelin, acompanhada da mãe, Orizontina; Degmar Probst; Aluísio Roveda Rech, acompanhado da esposa, Claudete; Samuel Virgilino dos Santos; a esposa do paciente César Maciel, Jucelei, e a filha, Nathalia; Vanderlei Back, acompanhado da esposa, Maria Maciel; e Adenir Antonio da Silva, acompanhado da neta Isabela.

Durante o desfile, também houve apresentações musicais da paciente do Ramp Adriana Maria Aparecida e do coral Vozes que Não Calam, que é coordenado pelo maestro Ramon Pereira da Silva e promovido gratuitamente para mulheres pela Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Guarda Municipal. 

“Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a todos que tornaram este momento possível, especialmente à Danielli Neumann Lopes Grzesczak, proprietária da My Dress, que gentilmente forneceu os vestidos, e às dedicadas Fabiana Martins e Débora, cuja dedicação e cujo esforço foram fundamentais para a concretização deste evento”, afirma a professora Soraia.

Homenagens e ações do poder público

O desfile da Udesc Cefid também homenageou parceiros do Ramp, como o projeto Patinhas Solidárias, que é ligado ao Campus Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça, e foi representado pela cachorrinha Lupi e pelo seu tutor, Marcelo Pucurull. Também estiveram presentes o cão Thanus e suas tutoras, Adriana Garcia Ribeiro e Ane Elen Morais.

Outro momento marcante foi a entrega de homenagem ao participante Giovani José dos Santos, que, após sua reabilitação no Ramp, tornou-se, neste ano, o primeiro paciente voluntário do projeto. “A Udesc, o Cefid e o Ramp sentem-se profundamente orgulhosos de contar com exemplos inspiradores como o de Giovani, que transformam desafios em oportunidades de crescimento”, celebra a professora Soraia.

Após receber a homenagem, Giovani falou sobre a Associação Catarinense de Amputados (Acap), que é presidida por ele e foi fundada recentemente a partir dos pacientes do Ramp para defender causas como mais recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas amputadas.

A criação da Acap contou com assessoria do vereador de Florianópolis Adriano Analdino Flor, que esteve no evento. Outro parlamentar presente foi o deputado estadual Silvio Alexandre Zancanaro, que, em setembro, protocolou o Projeto de Lei nº 411/2024 para instituir a Política Estadual de Reabilitação Integral da Pessoa Amputada em Santa Catarina.  Confira detalhes e o trâmite do projeto , que foi apresentado pelo deputado no encontro do Ramp.

Para elaborar esse projeto, Zancanaro teve apoio técnico de Adriano Ribeiro, que é assessor do Instituto Oto Vida e participou do evento, ao lado do presidente da entidade, Péricles Clistenes Tosin.

O desfile também foi prestigiado pela diretora de Extensão da Udesc Cefid, professora Elaine Paulin Ferrazeane, representando a direção-geral do centro; pelo coordenador-executivo da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME), Mario Cesar da Silva; pelo assessor de Politicas Públicas para Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Florianópolis, Rafael Sartini Coimbra, que falou sobre iniciativas do município; pela presidente do Instituto Alke, Cíntia Alban; e por representantes da startup Nonno App e da empresa Serafina Marketing.

O encontro do Ramp contou ainda com participação de pacientes de paranatação, modalidade esportiva que a Udesc Cefid iniciou neste ano em parceria com o projeto social Natação e Polo Aquático para Todos (NPA), apoiado pela Marinha e pela Eletrobras. A coordenadora do projeto, Lenise Souza, fez um relato sobre as atividades realizadas.

“Hoje, 28 de novembro, encerramos o semestre letivo de 2024/2. Este é um momento de confraternização e celebração dos avanços do Ramp, um projeto que os próprios pacientes carinhosamente chamam de Família Ramp. Essa união nos permite refletir sobre nossas conquistas, mas também sobre os desafios que enfrentamos ao longo dessa jornada. Nada melhor do que ouvir diretamente dos participantes sobre o impacto dessa experiência em suas vidas”, ressalta a professora Soraia.

Atendimento humanizado

Criado em 2012 e vinculado ao  programa de extensão Reabilitar e Integrar , o Ramp tem atividades que incluem atendimentos presenciais e online para pessoas amputadas, além de grupo de estudos e seminário científico. O atendimento é voltado a pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese.

A ação promove a atenção à saúde dessas pessoas de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  [email protected]  e no  Instagram .

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637 

Ele1 - Criar site de notícias