Meio Ambiente Meio Ambiente

Semace e PMCE compartilham conhecimentos para melhoria da preservação ambiental do Ceará

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), concluiu uma capacitação para os oficiais da ...

03/12/2024 às 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), concluiu uma capacitação para os oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Foram formados 23 oficiais de diversas unidades localizadas tanto na capital quanto no interior. Realizada no Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), em Fortaleza, o curso teve uma carga horária de 200 horas/aula e ocorreu de 11 a 29 de novembro. Entre os conteúdos repssados estão Georreferenciamento, Planejamento Estratégico, Flora e Fiscalização de Fauna.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização no globo terrestre. Liliana Mota explica o que foi abordado na disciplina: “Os policiais tiveram acesso a conceitos e exemplos práticos de tipos de dados georreferenciados e interpretação de imagens. Foram apresentados alguns aplicativos úteis à atividade de campo, tanto para coleta de informações quanto para se localizar no ambiente, durante uma vistoria. Além disso, foram instruídos sobre quais são os dados a serem coletados em campo visando a elaboração de um bom material cartográfico para os relatórios que são produzidos pelo Batalhão”, disse.

As servidoras Valéria Campos e Maria Dias foram responsáveis pela disciplina de Planejamento Ambiental Estratégico, na qual foram repassados os conceitos, ferramentas e elaboração de planejamento na área de fiscalização, que consistem em planejar de forma a conseguir executar as metas, visando identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em todos os processos.

“O planejamento estratégico é utilizado para que a gente possa ver quais são as necessidades, o que precisaríamos de instrumentos, parcerias, de financeiro, tudo que for preciso para planejar e executar para alcançarmos as nossas metas”, explicou Valéria. “Trabalhamos a importância do planejamento para o alcance de melhores resultados, com entregas mais eficientes e eficazes. Procuramos aplicar as estratégias do planejamento ambiental em ações, projetos e programas desenvolvidos ou em desenvolvimento pelas equipes do BPMA”, afirmou Maria Dias.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Pablo Mapurunga foi o fiscal encarregado pela disciplina relativa à flora. Ele focou nas principais condutas lesivas aos recursos florestais, bem como uma visão geral do Sistema DOF+. Esse sistema é a nova plataforma do sistema de Documento de Origem Florestal (DOF) com uma série de melhorias, dentre elas o mecanismo de rastreabilidade, que permite identificar a origem dos produtos florestais madeireiros brutos e processados.

O fiscal ambiental Roberto Cavalcante ministrou sobre a Fiscalização de Fauna, ou seja, sobre o cuidado com os animais. “Foi muito gratificante poder contribuir para a formação dos Oficiais da Polícia Militar do Ceará na temática de fiscalização de fauna. O curso, como um todo, foi fundamental para aprimorar o combate a crimes ambientais e a preservação da biodiversidade. Espero que tenha conseguido transmitir um pouco do conhecimento obtido em 14 anos de experiência na Semace”, destacou.

Ele1 - Criar site de notícias