O III Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) começou, nesta quarta-feira (4), no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. Com o tema “FormAÇÃO – Universo da Formação na Alfabetização”, o evento segue até quinta-feira (5), encerrando um ciclo de debates estratégicos sobre educação infantil no estado.
O encontro reúne professores, gestores escolares e representantes municipais, que compartilham boas práticas desenvolvidas na educação infantil e no ciclo de alfabetização. A programação estadual ocorre após etapas municipais e regionais, promovidas por meio do regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os municípios.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância das formações continuadas mediadas pelo seminário. “Os seminários tornam o regime de colaboração entre Seduc e municípios mais prático, promovendo o intercâmbio de ideias bem-sucedidas. Por meio do PPAIC e do Pacto pela Educação, a Seduc apoia os municípios no aprimoramento de estratégias, formações e avaliações para garantir a alfabetização na idade certa”, afirmou.
A parceria com a Coordenadoria do Pacto pelas Crianças, liderada pela primeira-dama Isabel Fonteles, foi destacada como essencial no fortalecimento do regime de colaboração. “Com a Seduc, promovemos ações voltadas à primeira infância, priorizando crianças de 0 a 6 anos. Os debates nesses seminários impactam ações fundamentais, como a ampliação de vagas em creches e pré-escolas e a qualificação de professores”, ressaltou Isabel.
O seminário contou com a participação de crianças do ciclo de alfabetização, como Maria Caroline, do Centro de Educação Infantil Vovó Belinha, em Lagoa Alegre. A fluidez e compreensão na leitura apresentada pela estudante encantaram os participantes e reforçaram a importância da alfabetização. Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar João Soares da Silva, em Teresina, realizaram uma apresentação musical.
Além disso, o evento inclui o Espaço Kids “Universo da Formação na Alfabetização”, com atividades lúdicas e interativas para 18 crianças, enquanto os adultos participam das palestras e discussões.
As palestras e discussões foram organizadas em quatro eixos:
• Educação Infantil – Galáxia dos Primeiros Passos: debate sobre o currículo e os desafios na Educação Infantil;
• Ciclo de Alfabetização – Planeta das Palavras: foco nos impactos da formação continuada de professores na alfabetização;
• Gestão Escolar – Base Estelar da Gestão: o papel transformador dos gestores na formação docente;
• Gestão Municipal – Comando Interestelar da Educação: estratégias para fortalecer as redes municipais de ensino.
A professora Josélia dos Reis Pinto dos Santos, de Demerval Lobão, destacou os avanços obtidos na rede municipal. “O seminário permite avaliar dificuldades e aprender com soluções de outros municípios. Em Demerval Lobão, alcançamos índices superiores a 70% nas avaliações de leitura das crianças”, afirmou.
A programação segue nesta quinta-feira (5), com palestras sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, Educação para as Relações Étnico-Raciais e a apresentação de boas práticas pedagógicas em salas temáticas.
O seminário reforça o compromisso do Governo do Piauí em garantir a alfabetização na idade certa e fortalecer a educação básica no estado.