Terra Querida
Confirmado doping!

Rafaela Silva perde medalha de ouro pan-americana após confirmação de doping

Rafaela Silva oficialmente perderá sua medalha de ouro, após ter confirmado seu doping.

25/09/2019 19h18
Por: Leonardo Soares
Fonte: Gazeta Esportiva
59

O programa antidoping dos Jogos Pan-Americanos divulgou nesta quarta-feira que a judoca Rafaela Silva oficialmente perderá sua medalha de ouro, após ter confirmado seu doping.

No dia 9 de agosto, Rafaela passou pelo tradicional exame antidoping, antes da conquista do ouro pan-americano, e foi constatado o uso da substância fenoterol, que tem efeito broncodilatador, geralmente usado em tratamentos contra doenças respiratórias.

A justificativa de Rafaela foi sobre a sua proximidade com Lara, a filha de Flávia Rodrigues, outra judoca que treina junto dela no Instituo de Reação, que faz o uso da substância justamente por ter asma. Segundo ela, o contato teria havido cinco dias antes da decisão.

“Eu não faço uso dessa substância, não tenho asma, não tenho nada. Quando fiquei sabendo dessa notícia, fiquei pensando todos os dias o que eu tinha feito, o que podia ter acontecido. A única pessoa que fez uso dessa substância foi a Lara, que treina no Instituto Reação. Eu tenho mania de dar meu nariz para a criança chupar. Conforme ela vai chupando meu nariz, eu vou inalando as substâncias que ela manda para o meu corpo”, comentou.

Além de Rafaela Silva, outros 14 casos de doping foram confirmados, sendo um brasileiro. Kacio Freitas foi pego com a substância LGD – 4033 e o Brasil perdeu a medalha de bronze conquistada na disputa por equipes do ciclismo de pista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.