Terra Querida
Adilson o escolhido!

Ceará anuncia Adilson Batista como novo treinador para a Série A

Adilson Batista chega para resolver jejum de vitórias do Ceará

03/10/2019 08h21
Por: Leonardo Soares
Fonte: Diário do Nordeste
73

Fumaça branca em Porangabuçu em um anúncio que surpreendeu a todos na noite de ontem. O relógio marcava exatamente 20h19min quando a definição do novo técnico do Ceará saiu de um nome que estava totalmente fora do radar. Adilson Batista será o responsável por comandar o Alvinegro de Porangabuçu até o fim da Série A do Campeonato Brasileiro em uma aposta arriscada da diretoria do Vozão.

O novo técnico do Vovô chega à capital cearense hoje e já comanda o primeiro treino, à tarde, em Porangabuçu. Juntamente com Adílson, desembarcará também o auxiliar técnico Cyro Garcia. A expectativa é que o treinador seja regularizado no BID da CBF até amanhã para que esteja à beira do gramado, neste domingo, às 16 horas, quando o Ceará enfrenta o Goiás, na Arena Castelão, tentando encerrar o jejum de oito jogos seguidos sem vitórias.

O paranaense de 51 anos é experiente e acumula passagens por equipes como Grêmio, São Paulo, Santos, Corinthians, Athletico/PR, Cruzeiro e Vasco. No currículo, são quatro títulos estaduais: Campeonato Mineiro (2008 e 2009), Campeonato Catarinense (2006) e Campeonato Potiguar (2002).

Seu melhor trabalho foi há exatos 10 anos, no comando do Cruzeiro, onde conquistou os dois títulos do campeonato estadual e chegou até a final da Taça Libertadores.

Na ocasião, utilizava o esquema 4-3-2-1, com três volantes, sendo dois de marcação e um com maior liberdade para ajudar o meia-armador camisa 10, que atuava centralizado na criação de jogadas.

Porém, Adilson estava desempregado desde novembro de 2018, quando foi demitido do Coelho.

Além disso, nos últimos quatro anos, só trabalhou em duas equipes. Além do América/MG, comandou também o Joinville, em 2015. Entretanto, os dois times acabaram rebaixados da Série A nos respectivos anos.

Os descensos, inclusive, são o "pesadelo" de Adilson. O treinador é o recordista em rebaixamentos na Série A durante a era dos pontos corridos, desde 2003.

Ao todo, foram seis vezes que o treinador comandou campanhas que culminaram em quedas dos times, com Grêmio (2004), Athletico/PR (2011), Atlético/GO (2012), Vasco (2013) Joinville (2015) e América/MG (2018).

A chegada de Adilson ao Vovô é, portanto, não somente num momento decisivo para o clube, que luta para seguir fora da zona de rebaixamento do Brasileirão, mas também é vista como uma retomada de carreira por parte do novo comandante.

"Estou extremamente lisonjeado com o convite do presidente Robinson por se tratar de um grande clube como o Ceará, o time do povo, de massa. Quero abraçar essa torcida maravilhosa para que, juntos, consigamos nossos objetivos. Nesse caminho que temos que trabalhar. Peço confiança e respaldo para que a gente consiga o que foi estabelecido para essa temporada", assegurou Batista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.