Segunda, 13 de Julho de 2020
(89)981305731
Mundo URUGUAI

Com 97% das urnas apuradas no Uruguai, Lacalle Pou tem 50,7% e Martínez, 49,3%

Pesquisas de boca de urna das eleições para presidente do Uruguai apontavam ligeira vantagem do candidato da oposição.

25/11/2019 02h09 Atualizada há 8 meses
191
Por: Redação Fonte: G1
Com 97% das urnas apuradas no Uruguai, Lacalle Pou tem 50,7% e Martínez, 49,3%

O candidato da oposição a presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, aparece à frente do governista Daniel Martínez na apuração dos votos do segundo turno das eleições uruguaias deste domingo (24). Com 97% das urnas apuradas, os resultados parciais eram os seguintes:

Luis Lacalle Pou (Partido Nacional) — 50,7% dos votos válidos

Daniel Martínez (Frente Ampla) — 49,3% dos votos válidos

Diante da indefinição, a Corte Eleitoral do Uruguai decidiu que o novo presidente do país só será conhecido entre quinta e sexta-feira (entenda aqui por quê).

Mais cedo, os resultados das pesquisas de boca de urna indicavam vitória apertada de Lacalle Pou ou mesmo indefinição, dependendo do instituto. Segundo o jornal uruguaio "El Observador", os institutos eram: 

Cifra — Lacalle Pou (49%) x Martínez (47%)

Opción — Lacalle Pou (48,8%) x Martínez (47,2%)

Factum — Lacalle Pou (48,2) x Martínez (48,2%)

Caso a vitória do liberal-conservador se confirme, ele colocará um fim no ciclo de 15 anos de governos da coalizão de esquerda Frente Ampla. Se houver uma virada, o grupo de esquerda permanece no poder por mais cinco anos. O atual presidente, Tabaré Vázquez, deixa o cargo em janeiro.

Coalizão de opositores

Apoiadores de Luis Lacalle Pou aguardam resultado das eleições do Uruguai neste domingo (24) — Foto: Mariana Greif/Reuters

No primeiro turno, Lacalle Pou obteve menos votos do que Martínez. Porém, antes mesmo da primeira rodada de votação, as pesquisas já apontavam vitória do oposicionista na segunda volta das eleições presidenciais do Uruguai.

Lacalle Pou, então, conseguiu apoio dos dois candidatos derrotados mais bem votados no primeiro turno: o liberal Ernesto Talvi e o nacionalista Guido Manini Ríos. O presidenciável ainda costurou a chamada "coalizão multicor", que incluiu quatro partidos além do Partido Nacional.

Por isso, a Frente Ampla deve ter minoria no Congresso: os resultados mostraram que um novo governo da coalizão esquerdista teria dificuldade em aprovar projetos com a nova composição do Parlamento uruguaio. Veja abaixo:

QUEM É LUIS LACALLE POU?

Nascido em Montevidéu, capital uruguaia, o advogado de 46 anos se elegeu deputado pela primeira vez em 1999, e ocupou a Presidência da Câmara em 2011. Três anos mais tarde, Lacalle Pou se candidatou para presidente do Uruguai, mas acabou derrotado no segundo turno por Tabaré Vázquez, da frente ampla.

Durante a campanha, Lacalle Pou prometeu reequilibrar as contas públicas e valorizar as forças de segurança do país, que viveu piora nos índices de criminalidade nos últimos anos.

Caso se confirmem as projeções da boca de urna, o resultado recoloca o Partido Nacional, também conhecido como Partido Branco, na Presidência do Uruguai após 25 anos. O último integrante da agremiação a ocupar o cargo foi justamente o pai de Lacalle Pou, Luis Alberto Lacalle (1990-1995).

QUEM É DANIEL MARTÍNEZ?

Engenheiro de 62 anos, o ex-prefeito de Montevidéu é apoiado pela coalizão de esquerda que inclui o ex-presidente José "Pepe" Mujica e o atual presidente Tabaré Vázquez. Martínez tem uma visão de economia mais pró-mercado do que outros companheiros de partido e, se eleito, terá que lidar com a fragmentação do próprio grupo.

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias