Terra Querida
Unicef
FUMAÇA

Fumaça da Austrália chega ao Rio Grande do Sul; entenda os incêndios

hamas atingiram território quase do tamanho da Inglaterra por conta do clima seco, prejudicado pelo aquecimento global

07/01/2020 22h27
Por: Redação
Fonte: 100noticias.com.br
115

Percorrendo mais de 12 mil quilômetros carregada pelo vento, a fumaça dos incêndios florestais que afetam a Austrália chegou ao Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (7).  

O fenômeno já atingiu o Sul, a Fronteira Oeste e a região central do Estado em forma de névoa em coloração cinza mesmo sem nuvens de chuva.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre há fumaça, embora não visível - o fenômeno modificou a coloração do pôr do sol, que ficou mais avermelhado e alaranjado que o visto normalmente, conforme a Somar Meteorologia.

A fumaça deve se dissipar com a chegada da chuva, o que deve ocorrer entre sexta (10) e sábado (11).

Até lá, deve continuar se deslocando na direção da corrente de vento de altitude. 

Os incêndios na Austrália, que começaram na primavera, em setembro, e seguem agora, no verão, estão entre os piores da história do país.

A situação é catastrófica: uma porção de território quase do tamanho da Inglaterra está em chamas.

Em algumas cidades, incluindo Sydney, Melbourne e Camberra (capital do país), o céu está pintado de vermelho-fogo e marrom. Ao menos 25 pessoas morreram, 1,5 mil casas foram destruídas e mais de meio bilhão de animais perdeu a vida. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.