Segunda, 01 de Junho de 2020
(89)981305731
Esportes Futebol do Piauí

Futebol do Piauí depois de tudo. Como voltaremos ?

A Federação esperar definição da CBF para chamar os clubes

28/04/2020 12h21
232
Por: Idelfran Monteiro
Foto Israel Araújo ( Jogo Altos x Vasco )
Foto Israel Araújo ( Jogo Altos x Vasco )

Último jogo do campeonato piauiense 2020 antes da pandemia de covid 19 ocorreu dia 15 de março num domingo pela manhã na cidade de Piripiri o 4 de Julho venceu o Picos por 1 a 0 ( Poderia ter dado a liderança ao time da cidade de Picos, pois se vencesse estaria na liderança do campeonato, visto que a equipe de Altos venceu o Piauí no dia anterior por 2 a 0 e chegou aos 21 pontos e o Picos permaneceu com 20 pontos se mantendo na vice liderança ).  O futebol do estado no primeiro semestre já tinha disputado a Copa do Brasil com  o Altos e o River e o time tricolor ainda falta disputar uma partida da última rodada da primeira fase contra o Santa Cruz de Recife pela Copa do Nordeste.

 

Passados quase 45 dias na última partida muitas incertezas sobre o futuro do futebol do Piauí, do Campeonato Piauiense e ao Campeonato Brasileiro Série D que terá Altos e River na competição. Altos e Picos propôs o fim do campeonato como parou a tabela Altos campeão e Picos vice campeão, gerou protesto das equipes do 4 de Julho e do Parnahyba.

 A Federação esperar definição da CBF para chamar os clubes para uma conversa sobre o fim ou não do certame, clubes com Timon, Piauí e Flamengo com elencos desfeitos e com dívidas com jogadores preferem terminar como está e sem rebaixamento.

Se a Federação optar pelo fim como está; Altos e Picos( Campeão e vice) serão os representantes na Serie D em 2021 e Copa do Brasil em 2021, Altos disputaria a Copa do Nordeste 2021 e o River disputaria a pré Copa do Nordeste 2021 ( Por ser melhor rankeado no estado ).

 

 

A  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PIAUIENSE 2020 QUANDO PAROU .

 

1-   Altos     -21 pontos( 10 jogos )

2-   Picos       -  20 Pontos( 10 jogos )


3-   4 de Julho          -  20 Pontos( 10 jogos )
4-  Parnahyba             -  16 Pontos( 9 jogos )
5-  Flamengo-Pi         -   12 Pontos( 10 jogos )
6-  River                         5  Pontos( 8 jogos )
7-  Piauí                      -  5 Ponto( 9 jogos )
8- Timon                     -  4 Ponto( 10 jogos )

 

Panorâmica dos 8 clubes que disputam o Piauiense 2020 :

 

·         Altos : Espera ser declarado campeão e vai disputar a Serie D 2020, mantém o elenco mesmo a distancia e recebeu um  ajuda de 120 mil reais da CBF e pagou salários aos jogadores. Mas o presidente Warton Lacerda alega que os patrocinadores foram embora e está sem cofre o clube.

 

·         Picos : Concorda ser declarado vice campeão, pois disputaria competições nacionais em 2021 e o elenco reclama da falta de diálogo com a diretoria (visto o presidente Rodrigo Lima se afastou para ser candidato a vereador) e só voltaria a disputar jogos em 2021. Mas seria uma boa para o clube.

 

·         4 de Julho : Quer retomar o campeonato e brigar pelo titulo deste ano, seu treinador Emanuel Sacramento propôs até um definição rápida do campeonato onde os 4 primeiros disputaria semi finais e a decisão em cidade única o elenco está em dias com salários mas a diretoria  suspendeu os contratos, mas disse que pode sim voltar.

 

·         Parnahyba : A diretoria ainda pensa em disputar o atual campeonato, seu presidente Batista Filho se afastou para disputar eleição para vereador, o treinador Wallace Lemos estuda o retorno e os jogadores treinam em casa sob orientação da comissão técnica e mostrasse entusiasmados para voltarem.

 

·         River : A diretoria também pensa em terminar o campeonato mesmo sem chances de ganhar, o presidente Genivaldo Campelo  de afastou para disputar eleição e assumiu o vice Julio Arcoverde. Terá a Serie D no segundo semestre e contratou novo gerente de futebol Luciano Mancha e com a ajuda da CBF em 120 mil reais pagou aos jogadores.

 

·         Flamengo : Até pensam em retornar ao campeonato, mas será muito difícil pois jogadores reclamando em redes sociais o atraso de salários, muitos são de outros estado do Brasil e muitos passando necessidades, já alguns da diretoria e colaboradores preferem retornar só em 2021 para um melhor planejamento.

 

·         Piauí : Não falam claramente mas preferem não voltar a disputar este ano e sem rebaixamento( seria rebaixado ), com a maioria jogadores da terra e prata de casa não se houve muita reclamação por parte dos atuais jogadores. Seria uma boa para o clube que disputaria o campeonato normalmente em 2021.

 

·         Timon : É favorável ao fim do campeonato e sem rebaixamento( seria  o outro rebaixado), mas houve muita reclamação dos jogadores por atrasos de salários e foi feito uma vaguinha para pagar as passagens do elenco para seus estado de origem. Seria uma boa para o clube que disputaria o campeonato normalmente em 2021.

 

 

Ficam as duvidas

Como vai ser quando voltar ?

Sem torcida nos estádios ?

Só o Campeonato Brasileiro da Serie D com Altos e River ?

Futebol só em 2021 ?

Texto:  Idelfran Monteiro

Foto: Israel Araújo

Futebol do Piaui
Sobre o Futebol do Piaui
Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias