Sexta, 10 de Julho de 2020
(89)981305731
Meio Ambiente DESMATAMENTO

Secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso e mais 6 estados se unem contra desmatamento ilegal

.

08/06/2020 20h11
87
Por: Redação Fonte: 100noticias.com.br
Secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso e mais 6 estados se unem contra desmatamento ilegal

Os secretários Israel Milani, do Acre; Robério Nobre, do Amapá; Eduardo Taveira, do Amazonas; Diego Rolim, do Maranhão; Mauren Lazzaretti, de Mato Grosso; Mauro O’de Almeida, do Pará; Ionilson Sampaio, de Roraima e Renato Jaime, de Tocantins, se reuniram para expor à plateia virtual as ações em curso para combater o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais na maior floresta tropical do mundo.

Desde ações de comando e controle, programas de valorização da floresta em pé e estabelecimento de parcerias internacionais, cada um dos gestores explicou a estratégia para conter degradação ambiental face aos problemas causados pela Covid-19

A gestora da secretaria de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, pontuou que com o investimento feito em tecnologia para monitorar diariamente e com alta resolução espacial todos os 900 mil km² permitiu ao Estado chegar aos pontos de desmatamento com a ação ainda em curso, evitando o prosseguimento do dano. A estratégia resultou, até o momento, na aplicação de R$ 486 milhões em multas por crimes contra a flora.

Por meio da tecnologia, além da fiscalização em hot spot, a Sema também envia e-mails para todos os alertas de desmatamento, cujos dados cadastrais constam nos sistemas do órgão e realiza ligações telefônicas notificando o infrator a cessar a atividade. Outra novidade na atuação da Sema é a retirada imediata do maquinário utilizado para a prática ilegal, descapitalizando o infrator.

Desde o início da ação, já foram apreendidos 132 equipamentos, dentre eles 60 tratores de pneu e 32 tratores do tipo esteira. A retirada é feita por serviço de caminhão prancha contratado com recursos do Programa REM Mato Grosso, parceria feita com os governos da Alemanha e Reino Unido que premia Estados pioneiros na redução do desmatamento.

“Por determinação do governador Mauro Mendes, estamos trabalhando em duas frentes. Uma delas é execução do Plano de Ações para Combate aos Desmatamento e Exploração Florestal Ilegais e Incêndios Florestais e a outra, o fortalecimento das cadeias produtivas lícitas. Então, além das ações de comando e controle aqui apresentadas, também estamos realizando um amplo trabalho de eficiência no Licenciamento Ambiental e no Cadastro Ambiental Rural”, explicou a gestora que também preside o grupo de secretários.

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias