Uma programação, com direito à visita de super-heróis e contação de histórias, foi realizada pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para celebrar o primeiro ano de atividade do projeto Biblioteca Itinerante, na tarde da última quarta-feira (15).
O carrinho expositor personalizado, que circula semanalmente pelos andares da unidade, e que, geralmente, é conduzido pelos membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), chegou, dessa vez, de forma diferente na ala pediátrica. Ele foi guiado pelos personagens Homem-Aranha e Capitão América, proporcionando alegria e muita interação entre as crianças.
A coordenadora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, ressaltou que a iniciativa, além de estimular a leitura, também tem o objetivo de levar entretenimento por meio de jogos de conhecimentos e desenhos para pintura. Atualmente, a biblioteca conta com mais de 300 obras, que incluem romances, ficção, quadrinhos, literatura religiosa e infantil, palavras cruzadas e caças-palavras e já beneficiou 1.534 usuários. “Através desse projeto, temos o intuito de reduzir o estresse, ansiedade e proporcionar uma experiência menos desgastante e mais agradável para os nossos pacientes durante o período de internação”, frisou.
O início da Biblioteca Itinerante também contou com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), que doou 75 títulos à biblioteca do hospital, via "Portal do Conhecimento", projeto que estimula a doação de livros para bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, associações de moradores, organizações religiosas e instituições sociais.
Comemoração -Agatha Barros, de 9 anos, que está internada no HRAS há uma semana para tratar pneumonia, foi convidada pelo GTH para contar uma história para as outras crianças. Ela, imediatamente, topou o desafio. A narrativa escolhida para compartilhar foi “A menina que não gostava de comer frutas". E no final, incentivou os pequenos a comerem alimentos saudáveis. “Eu gosto muito de ler, até levo o livro para a cama. O último livro que eu li foi o da Bela e a Fera. Eu também vi o filme”, contou.
Sem conseguir conter a alegria de ver seus super-heróis favoritos, Ryan Guimaraes, de 6 anos, que está no final do tratamento de pneumonia, apertou a mão, abraçou e ainda fez uma videochamada para mostrar os personagens ao seu pai. “Eu gosto muito, muito dos dois”, sorriu.
A mãe de Ryan, a dona de casa Rayana Santos, de 22 anos, aprovou a ação. “Eu amei, foram sete dias difíceis e em breve vamos receber a alta hospitalar. Essa ação foi um presente. Ele praticamente não desgrudou dos super-heróis”, disse.
Parcerias -O diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, destacou que a unidade possui uma quantidade significativa de pacientes e acompanhantes, e por este motivo, as doações de obras literárias em bom estado de conservação, jogos de conhecimentos e brinquedos pedagógicos são sempre bem-vindos.
“As pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem deixar as suas doações na portaria principal da unidade, a que está localizada na avenida Augusto Montenegro aos cuidados do setor de humanização. Nosso objetivo é estimular a leitura dentro do hospital e, assim, fazer com que essa prática, se estenda para a casa, principalmente, para as crianças", ponderou o gestor.
O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado, sendo administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto:Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos