Piauí Piauí

Sead desenvolve sistema para digitalização de processos judiciais da PGE

O objetivo é digitalizar todos os processos judiciais que serão distribuídos aos procuradores do Estado, além de acompanhar o status das tramitações.

21/03/2023 às 14h25 Atualizada em 21/03/2023 às 15h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Núcleo de Tecnologia e Governo Digital, da Secretaria da Administração (Sead), está desenvolvendo uma ferramenta que será usada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) na digitalização de processos judiciais. O sistema foi apresentado, na manhã desta terça-feira (21), ao procurador-geral do Estado, Pierot Júnior, e equipe da Procuradoria.

O objetivo é digitalizar todos os processos judiciais que serão distribuídos aos procuradores do estado, além de acompanhar o status das tramitações. A ferramenta faz parte do PGE Digital, que está sendo implantado no órgão e vai proporcionar uma melhoria na estrutura funcional e de pesquisa, tanto para os servidores quanto para o cidadão piauiense.

Durante a apresentação foram mostradas todas as funcionalidades da ferramenta como a possibilidade de ver um panorama geral dos processos, acompanhar a distribuição por procuradores, bem como toda a tramitação de enviados e recebidos. Também foram ouvidas as sugestões para aprimorar o sistema. A expectativa é que comece a ser usado no início de abril.

Reunião de apresentação na PGE
Reunião de apresentação na PGE

De acordo com Samuel Nascimento, secretário da Sead, essa ação faz parte do processo de modernização e inovação do Governo do Estado. “Temos esse núcleo na secretaria e nos disponibilizamos para desenvolver esse trabalho para a PGE. O nosso objetivo é investir e criar cada vez mais ferramentas que proporcionem atingir a meta de digitalização total do Governo”, explicou.

Esse sistema será de uso dos procuradores do estado, que vão passar por um treinamento até que a ferramenta funcione plenamente. “Quero agradecer a ajuda de vocês em colocar a Procuradoria nesse status digital. É algo que vai agilizar bastante nosso trabalho, uma ferramenta importante para a eficiência dos trabalhos da Procuradoria”, concluiu Pierot Júnior.

Ele1 - Criar site de notícias