Quinta, 06 de Maio de 2021
Política Dep.Merlong Solano

IMPEACHMENT JÁ!

O Brasil vive um círculo de terror.

10/04/2021 17h10
158
Por: Leonardo Soares Fonte: PT Câmara
IMPEACHMENT JÁ!

Desorganizada pela política econômica do governo federal e pela pandemia, a economia entra no modo autoproteção, paralisando os investimentos e passando a focar em reajustes de preços para compensar perdas. É ácido direto na veia do paciente: Brasil.

Com o consumo das famílias em declínio e com o investimento do setor público parado em função do estapafúrdio e anacrônico neoliberalismo de Bolsonaro e Guedes, não há estímulo para a retomada da atividade econômica, o que resulta na explosão do desemprego.

Agora, este início de 2021 verifica que o que está ruim pode piorar. A bola da vez é o setor do emprego formal. As reposições salariais abaixo da inflação já estão corroendo o valor real dos salários e contribuindo para aumentar a redução do consumo das famílias. É um círculo de terror.

A solução passa inevitavelmente pelo setor público, pelo governo federal, que dispõe de instrumentos de ação que podem ser eficazes. A solução começaria pelo socorro às famílias por meio de auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600,00.

Na sequência, uma série de medidas voltadas para proteger o emprego e incentivar as micro e pequenas empresas: um Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) revigorado e um programa de proteção ao emprego ampliado.

Mas também seria necessário incentivar a capacidade de investimento dos Estados e Municípios e revogar totalmente a pífia visão do Ministério da Economia, que espera que a crise econômica seja resolvida apenas pela ação da iniciativa privada. Neste caminho, a União teria que patrocinar amplo programa de investimento em infraestrutura e políticas sociais.

A este conjunto de providências, o mundo conhece como política anticíclica, isto é, utilizar o poder do Estado para enfrentar a crise. O mundo todo sabe disso, mas Bolsonaro não sabe e junto com Guedes, que talvez saiba, tem compromisso inarredável com o setor financeiro especulativo, a quem só o lucro de curto prazo interessa.

Ao fim e ao cabo, a solução é, pois, política: impeachment de Bolsonaro tendo como base os crimes que cometeu face à pandemia do coronavírus.

Ele1 - Criar site de notícias