Quinta, 06 de Maio de 2021
Piauí Piauí

Liga Acadêmica da Uespi desenvolve trabalhos voltados para promoção da saúde

As ações do projeto visam formar profissionais mais capacitados nos diversos ambientes de atuação.

12/04/2021 14h50 Atualizada há 3 semanas
35
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Liga Acadêmica Transdisciplinar em Cuidados Paliativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) iniciou as atividades nesta semana. A proposta conta com 30 ligantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. Os encontros serão realizados quinzenalmente e de forma remota.

Segundo a coordenadora da liga, professora Anneth Cardoso, as ações do projeto visam formar profissionais mais capacitados nos diversos ambientes de atuação. “A liga contribui tanto para o meio acadêmico quanto para o meio social, devolvendo à sociedade profissionais mais humanizados e capacitados para com os pacientes. O cuidado paliativo é o exercício da arte do cuidar aliado ao conhecimento científico”, disse a docente.

No primeiro encontro, 55 pessoas marcaram presença, sendo 37 membros da liga. Na ocasião, foram abordadas temáticas da área, tais como o conceito de cuidados paliativos, bioética, comunicação e natureza do sofrimento relacionado com patologias.

Ilana Monteiro, presidente discente da liga, relata que a transdisciplinariedade e o multiprofissionalismo do projeto permite maior troca de conhecimento entre os membros.

Ela explica que a importância dos cuidados paliativos “se reflete diretamente aos cuidados prestados ao paciente e família, um cuidado físico, espiritual, biopissicosocial de maneira que proporcione o maior conforto e resolva as necessidades do paciente sem apenas ações curativas, mas ações que proporcione o bem-estar do paciente frente ao processo saúde doença”.

Os encontros da liga ocorrem a cada 15 dias no Google Classroom, às terças-feiras.

Ele1 - Criar site de notícias