Quinta, 06 de Maio de 2021
Piauí Literatura

Professores e alunos da Uespi criam podcasts sobre história e literatura afro-brasileira e africana

Criado por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

14/04/2021 22h16 Atualizada há 3 semanas
14
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Professores e alunos dos cursos de História e Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, criaram os podcasts “Ar Maria, me conta essa História” e “Karingana ua Karingana”, com o objetivo de divulgar conteúdos, respectivamente, sobre história e literatura afro-brasileira e africana.

O podcast “Ar Maria, me conta essa História” leva temas históricos de forma simples e descontraída para alunos das escolas CETI Helvídio Nunes e Unidade Escolar Cazulinha Freire, em Teresina, sob coordenação da professora da Uespi Cristiana Rocha e dos supervisores e professores das escolas Débora Soares e Francisco Dias.

De acordo com a coordenadora da ação, Cristiana Rocha, o podcast permite aos alunos do Ensino Fundamental e Médio ouvir o conteúdo a qualquer momento. A maioria dos episódios são elaborados em dupla pelos bolsistas do Pibid. “Nessa primeira fase, escolhemos como tema dos podcasts os conceitos históricos e selecionamos os seguintes: tempo; sujeito histórico; processo histórico; sociedade; cultura; memória; poder; economia. O diálogo sobre os conceitos históricos são fundamentais para a aprendizagem do conteúdo da disciplina e para que os alunos possam construir o conhecimento histórico”, explica a docente.

Ana Karoline Silva, bolsista do curso de História da Uespi, cuida da parte técnica do podcast e gravou o episódio “processo histórico”. Para ela, o “Ar Maria, me Conta essa História” é uma forma de ensino-aprendizagem descontraída e com episódios curtos. “Está sendo uma experiência nova e extremamente empolgante, pois é incrível como a tecnologia tem o potencial de fazer várias pessoas se conectarem em diferentes lugares, além de que está sendo um ótimo desafio e experiência acadêmica, trazer a teoria acadêmica de uma forma mais simplificada para o cotidiano do alunos do ensino básico”, ressalta.

Reunião online com os integrantes do PIBID
Reunião online com os integrantes do PIBID

 

Professores e alunos da Uespi criam podcasts sobre história e literatura afro-brasileira e africana
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Karingana ua Karingana

Karingana ua Karingana é a segunda obra do escritor moçambicano, José Craveirinha, que serviu de inspiração para a criação, em 2017, do projeto extensão de graduandos e pós-graduandos da Uespi e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de pessoas da comunidade teresinense.

Sob coordenação da professora do curso de Letras Português da Uespi, Assunção Sousa, e da egressa, Amanda Gomes, os 25 integrantes do projeto Karingana ua Karingana, com ajuda do técnico do laboratório de Comunicação da Uespi, Emerson Patrício, além do artista Pedro Léo, adaptaram o conteúdo dos debates presenciais para o espaço online em formato de áudio.

De acordo com a coordenadora, Assunção Sousa, desenvolver este conteúdo em áudio foi desafiador em um momento em que o podcast não era tão popularizado e nem tampouco utilizado com tanta frequência (como agora) nas atividades em sala de aula. “Os episódios são poemas, contos e crônicas de autores e autoras. Os textos tratam de poéticas e narrativas voltadas para o universo de homens e mulheres africanos e afro-brasileiros. Expressam os sentidos que eles e elas querem revelar poeticamente da sua terra, dos afetos, da ancestralidade, da amorosidade – o tecido criativo de subjetividades e saberes”, aponta a docente.

Atualmente, o projeto do curso de Letras está paralisado por conta da pandemia de Covid-19, mas todos os episódios de podcast estão disponíveis no Spotify. A expectativa é que o retorno do projeto aconteça neste ano ou em 2022.

 

 

Ele1 - Criar site de notícias