Quinta, 17 de Junho de 2021
Piauí Biomas

Piauí celebra acordo com Consórcio Nordeste para preservação de biomas

O governador Wellintgon Dias e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou do lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado e da […]

31/05/2021 13h20 Atualizada há 2 semanas
25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Piauí celebra acordo com Consórcio Nordeste para preservação de biomas

O governador Wellintgon Dias e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou do lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado e da assinatura do convênio entre o Consórcio Nordeste e o MapBiomas, na manhã desta segunda-feira (31). O ato reuniu governadores dos nove estados nordestinos, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, além dos demais secretários estaduais do Meio Ambiente e o Comitê Científico Nordeste.

“Os nove estados celebraram um acordo de cooperação com o Consórcio Nordeste e vamos trabalhar o MapBiomas. O Nordeste tem a responsabilidade de cuidar de quatro grande biomas: região Amazônica, Cerrados, Semi-Árido (Caatiga) e Mata Atlântica. Vamos conhecer mais cada área, como preservar e conviver com essa natureza”, explicou o governador Wellington Dias.

O chefe do Executivo piauiense reafirmou o compromisso de todos os governadores com o povo nordestino e importância da integração em ações para promover a região. “Para mim, é uma satisfação muito grande ver todo esse esforço e trabalho realizados pelos gestores e suas equipes. O Nordeste precisa dessa unidade, dessa união e queremos a ciência presente em cada área. Foi assim na saúde (no enfrentamento à pandemia) e será assim no meio ambiente”, frisou.

O Plano de Ação Ambiental do Consórcio Nordeste está em acordo com as linhas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) pela preservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas, tendo como objetivos a cooperação técnica; a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha e para Caatinga; e a criação de um Fundo Ambiental do Nordeste, visando a estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais.

“Temos feito um trabalho para manter e preservar as nossas florestas nativas. Temos hoje a maior área de Caatinga preservada, que é um bioma que se regenera muito rapidamente. A cada dia, estamos aperfeiçoando nossa gestão para fazermos com que essa articulação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade seja proveitosa para todos. O MapBiomas vai preencher uma lacuna que existe nesses estudos de observação da cobertura florestal, solos, recursos hídricos, plantio e queimadas”, disse a secretária Sádia Castro.

O Consórcio Nordeste trabalha, atualmente, com 18 câmaras técnicas instaladas para impulsionar e desenvolver a região, entre elas uma voltada para o Meio Ambiente, que tem como objetivo elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para a conservação ambiental, a restauração dos processos ecológicos, o enfretamento do desafio climático e a promoção do desenvolvimento sustentável.

“O engajamento com a questão ambiental tem avançado no âmbito do Consórcio Nordeste e isso é muito importante por tudo que simboliza a necessidade do nosso compromisso com a defesa do meio ambiente”, destacou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

O Plano também visa um pacto pela restauração dos ecossistemas com a adoção de um Plano Regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na Costa, bem como ações articuladas de combate ao lixo no mar, dentre outros. A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste ainda será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal.

“Sabemos que é um importante passo no sentido de estabelecermos um compromisso mútuo a fim de promovermos uma ferramenta com vistas a produzir informações e conhecimentos de interesse estratégico para o controle, monitoramento, planejamento ambiental econômico e social”, concluiu o governador de Pernambuco e coordenador da Câmara Técnica do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, Paulo Câmara.

Ele1 - Criar site de notícias