Terça, 27 de Julho de 2021
Geral Piauí

Seplan finaliza ciclo de monitoramento do Plano Plurianual

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, nos meses de junho e julho deste ano, o primeiro ciclo de 2021 do […]

16/07/2021 12h23
5
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, nos meses de junho e julho deste ano, o primeiro ciclo de 2021 do Monitoramento da Execução Física, Orçamentária e Financeira do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A iniciativa dá continuidade ao processo de implementação da gestão orientada para resultados, no âmbito do governo estadual. A partir da sistemática atualização mensal das informações pelos órgãos setoriais no Sistema Integrado de Administração Financeira do Piauí (Siaf), a superintendência de Planejamento Participativo e Territorial (Suple), a cada quatro meses coleta, organiza, analisa e consolida o relatório executivo dos referidos instrumentos.

Para os órgãos pilotos no processo de implantação da metodologia (as secretarias de Estado da Agricultura Familiar, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Saúde) além do relatório, são realizadas reuniões com objetivo de apresentar as principais restrições e oportunidades de melhoria identificadas junto a cada órgão e ainda propor recomendações para que os problemas sejam superados. “O monitoramento ocorre em dois momentos. O primeiro é uma reunião com a equipe técnica para análise e discussão sobre os dados levantados e o segundo é um encontro com o gestor do órgão onde é apresentado relatório consolidado, no intuito de auxiliar na tomada de decisões para superação das restrições identificadas no documento”, explicou Clécio Moreira Lopes, diretor de Monitoramento e Avaliação da Gestão por Resultados da Seplan.

Segundo o diretor, as reuniões de monitoramento propiciam uma visão geral do órgão, qual o seu desempenho e dificuldades que precisam serem sanadas de forma mais urgente. “Também é uma forma de dar transparência a gestão como um todo, além de ser uma ferramenta gerencial que serve para tomada de decisões por parte dos gestores no que tange a melhoria do desempenho do órgão com relação a sua execução orçamentária, financeira e física para alcance de resultados”, concluiu.

Ele1 - Criar site de notícias