Terça, 27 de Julho de 2021
Piauí Dependência Química

Apoiada pela Cendrogas, Fazenda da Paz realiza graduação de acolhidos

O Programa de Tratamento da Dependência Química teve duração de 12 meses.

19/07/2021 14h58 Atualizada há 1 semana
16
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Apoiada pela Cendrogas, Fazenda da Paz realiza graduação de acolhidos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, entidade credenciada à Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas), realizou, no último domingo (18), a graduação de quatro acolhidos que finalizaram as etapas do Programa de Tratamento de Dependência Química, cuja duração é de doze meses.

O coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, conta a experiência dos acolhidos ao chegar na comunidade terapêutica. “A graduação é a fase final do tratamento dentro da comunidade. A partir de agora, eles voltam para suas famílias e para a sociedade, sóbrios. Eles chegam aqui, junto com a família, totalmente debilitados em todos os sentidos”, relata.

Jonas Lopes foi um dos graduados e reconheceu todo o trabalho realizado pela equipe gestora da instituição. “A Fazenda da Paz irá marcar pra sempre minha vida. Aqui, aprendi a ter foco, conhecer melhor Deus e reconhecer meus erros. Agradeço à dona Eneida e seu Célio por toda acolhida nesses doze meses e por nunca desistir de mim. Hoje, saio daqui sóbrio e nem acredito que consegui passar todos esses meses limpo”, agradeceu.

Respeitando as normas de saúde devido à pandemia, a graduação aconteceu somente entre os acolhidos.

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz foi a primeira comunidade terapêutica do Piauí. Trata-se de uma instituição não governamental, que acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de 35.000 atendimentos de familiares e dependentes químicos.

A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.

 

Ele1 - Criar site de notícias