Segunda, 18 de Outubro de 2021
°

-

Cultura Piauí

Wellington Dias participa da inauguração da sede de escola de música em Teresina

O governador Wellington Dias participou, nessa quinta- feira (26), da inauguração da nova sede da Escola de Música Dona Gal, no bairro […]

27/08/2021 às 10h11 Atualizada em 27/08/2021 às 10h16
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

O governador Wellington Dias participou, nessa quinta- feira (26), da inauguração da nova sede da Escola de Música Dona Gal, no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina. O espaço foi totalmente reformado para receber os mais de 700 alunos que têm a oportunidade de aprender a tocar diversos instrumentos dentre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, clarinete, sax, trombone, tuba, trompa,bateria, sanfona, teclado e percussão, além de canto, canto coral infantil e ainda capoeira e balé. A reforma foi financiada por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com o patrocínio da Equatorial Piauí. O prédio foi cedido pela Prefeitura de Teresina.

 

A coordenadora da Escola, Wania Sales, se emocionou ao falar que essa é a realização de um sonho e demonstrou muita gratidão em ver um projeto que começou no quintal de casa, a partir da doação anônima de nove instrumentos, poder agora ter uma sede adequada para atender um comunidade inteira, transformando destinos e oportunizando o acesso à cultura.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles destacou que o incentivo à cultura no Piauí tem sido prioridade graças ao trabalho incansável do secretário de Estado da Cultura, Fabio Novo, e da sensibilidade do governador Wellington Dias. Na oportunidade, o gestor destacou também a importância do Siec para desburocratizar o apoio das empresas à cultura, como a Equatorial. “As empresas que se interessam em financiar os projetos deixam de pagar o ICMS diretamente para o Estado e indicam quais os projetos aprovados pelo Conselho de Cultura desejam financiar”, descreveu.

Para o gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Maurício Veloso, é um orgulho e honra de participar de um momento como esse. “A arte é essencial na cultura de um povo, de um país e, além de trabalhamos dia e noite para prestar um serviço melhor levando energia a casa de todos os piauienses, acreditamos na importância da responsabilidade de avançar em outras frentes a exemplo da contribuição para o desenvolvimento social”, declarou. Na ocasião o presidente da Equatorial mandou uma mensagem de vídeo, revelando que, para o próximo ano, serão investidos mais de R$ 8 milhões em projetos culturais, beneficiando mais de 80 projetos.

O governador Wellington Dias destacou a importância do apoio à cultura. “Vamos seguir investindo em cultura porque é um instrumento para mudar a vida das pessoas que têm esse dom e a capacidade de descoberta com essas daqui vão alegrar muitos corações no Piauí, no Brasil e no mundo”, afirmou.

A vida do jovem Kleysson Patrick foi transformada pela Escola Dona Gal. Ele iniciou suas aulas em 2015 e, hoje, cursa música na Universidade Federal do Piauí. O estudante não esconde a felicidade ao ver a escola que lhe iniciou na vida musical reformada e podendo dar mais qualidade aos novos alunos. “Foi um prazer indescritível poder tocar nessa inauguração”, disse.

O secretário de Cultura, Fábio Novo destacou que este é apenas um dos projetos realizados através da Secult e que em 2021 foram mais 211 projetos contemplados, que vão desde a reforma de prédios, criação de espaços de cultura a incentivos para produção cultural em todas as áreas. “Em momento de crise, geralmente, se retira dinheiro da cultura. Durante a pandemia, a cultura foi um dos seguimentos que mais sofreu. Mas, aqui no Estado do Piauí, por determinação do governador, nós dobramos os investimentos, o que nos permite colher frutos como esse, um sonho transformado em realidade queria atender mais de 700 crianças”, ponderou.

Na ocasião, o governador Wellington Dias autorizou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a ver as possibilidades de parceria para o pagamento dos professores, que hoje são voluntários, tendo em vista que a maioria dos alunos que frequentam a Escola Dona Gal, são alunos de escola pública.

Ele1 - Criar site de notícias