Quinta, 21 de Outubro de 2021
°

-

Direitos Humanos Maranhão

Governo do Estado promove a ação Meninas Ocupam em alusão ao Dia Internacional da Menina

A ação teve como objetivo promover o empoderamento de meninas, demonstrando que podem ser líderes e protagonistas na busca de igualdade de gênero.

14/10/2021 às 16h15 Atualizada em 14/10/2021 às 16h18
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Ação “Meninas Ocupam” em alusão ao Dia Internacional da Menina. (Foto: Divulgação)
Ação “Meninas Ocupam” em alusão ao Dia Internacional da Menina. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Plan International e o grupo Mulheres de Axé, realizou, na tarde de quarta-feira (13), a ação Meninas Ocupam, em alusão ao Dia Internacional da Menina. A ação teve como objetivo promover o empoderamento das futuras mulheres que ocuparam cargos da SEMU, demonstrando que podem ser líderes e protagonistas na busca de igualdade de gênero.

Na oportunidade, as meninas Joycelia Luísa Foicinha, de 14 anos; Ágata Raphisa Santos Linhares, de 7 anos; e Weymilly Victoria Saraiva, de 12 anos, ocuparam os cargos de Secretária de Estado da Mulher, Secretária Adjunta e Chefe do Departamento de Gestão e Articulação (DEGA), respectivamente.

Para a secretária adjunta da SEMU, Antonieta Lago, a ação representa um momento para as meninas se empoderem e estimulem outras a ocupar cargos de destaque. 

“Nós do poder público pudemos ouvi-las, absorver suas necessidades, aprender e compreendê-las, para que, daqui por diante, tracemos metas para a promoção de políticas públicas para essas meninas. Esta ocupação não é apenas um ato simbólico, mas um meio de dar voz a quem não tem e mostra que, neste ato de ocupação, nossas meninas podem chegar onde quiserem e ocupar qualquer espaço de poder”, enfatizou Antonieta Lago.

O evento iniciou com a assinatura de posse das meninas e, em seguida, como primeiro ato de ocupação, elas firmaram parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, representada pela diretora, Elainne Barros, para melhorias de políticas pública para as meninas da região do Quilombo urbano da Liberdade, em São Luís.

Na ocasião, estiveram presentes representando a SEMU, além da secretária ajunta, Antonieta Lago, a chefe do DEGA, Ana Rosa; a chefe do Departamento de Autonomia Econômica, Rebeca Alexandre; e a Chefe da Ouvidoria, Tamires Ribeiro.

Ele1 - Criar site de notícias