Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Piauí Sejus e Seduc

Sejus e Seduc promovem cursos profissionalizantes em unidades penitenciárias no Piauí

Serão seis cursos direcionados aos internos do sistema penitenciário.

18/10/2021 às 14h55 Atualizada em 18/10/2021 às 15h00
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Trabalho, educação e capacitação são ferramentas fundamentais para a reinserção social dos detentos do sistema prisional do Piauí. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Justiça, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), promoveram, nesta segunda-feira (18), o lançamento de mais seis cursos profissionalizantes direcionados aos internos do sistema penitenciário.

Ao todo, são 110 reeducandos (as) contemplados (as) nos cursos de Panificação, maquiador(a), microempreendedor(a) individual, vendedor(a) e assistente administrativo. De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, a oferta de cursos nas unidades penais tem o objetivo de oportunizar a capacitação profissional das pessoas privadas de liberdade.

Sejus e Seduc promovem cursos profissionalizantes em unidades penitenciárias no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Nosso objetivo é promover a reinserção social e profissionalização destes internos, para que, quando estiverem fora do sistema prisional, possam recomeçar suas vidas. Nós temos este compromisso de oportunizar programas de educação, trabalho e profissionalização a fim de que estas consigam entrar no mercado de trabalho”, disse.

O Superintendente de educação técnica e profissional de jovens e adultos da Seduc, José Barros Sobrinho, destaca a importância da parceria entre as secretarias para a profissionalização dos internos.

 

“Essa parceria vem se estendendo, tanto na educação de jovens e adultos quanto no ensino regular e, também, na educação profissional. Para se ter uma ideia, nós estamos há três semanas seguidas lançando cursos para pessoas privadas de liberdade. É uma porta a mais que se abre para que eles alcancem o mercado de trabalho, tenham condições de sobreviver, recomeçar e ter uma vida digna”, finalizou.

Desde 2015, a Sejus tem certificado reeducandos(as) em todo Piauí. Neste mês, os cursos acontecerão nas seguintes unidades penais. Em Teresina: Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Regional Irmão Guido. Em Altos: Colônia Agrícola Major César Oliveira. Em Picos: Penitenciária Regional José de Barros e Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Além da certificação, os internos ganham remição de pena a cada 12 horas aula.

 

Ele1 - Criar site de notícias