Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Piauí Piauí

Defesa Civil distribui 80 mil litros de água por dia em Jaicós

Como o açude que abastece o município secou, a operação carro-pipa diminui os impactos da estiagem às famílias do semiárido

05/11/2021 às 14h06 Atualizada em 05/11/2021 às 14h27
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) distribui, por meio de caminhões-pipa, 80 mil litros de água por dia às famílias do município de Jaicós, no Território Vale do Rio Itaim, distante 364 km da capital. A ação, que é paliativa, tem o intuito de reduzir os impactos da seca e segue até dezembro deste ano.

Ao todo, a operação conta com cinco veículos que atuam em todos os bairros da cidade, no turno da manhã. Cada carro-pipa distribui, diariamente, até duas carradas de água, totalizando 42 abastecimentos por mês.

Jaicós está entre os 50 municípios piauienses sob decreto de emergência por conta da seca. “O açude Tiririca, que abastecia o município, secou neste ano. Então, mesmo sendo paliativa, essa operação alivia os transtornos ao homem sertanejo que precisa de água para consumo no período seco”, explica o secretário da Sedec, José Augusto Nunes.

Com a operação carro-pipa em andamento, a Sedec mantém a fiscalização ao abastecimento de água em municípios localizados no semiárido piauiense. O objetivo da ação é acompanhar a regularidade na distribuição, além de atestar a qualidade do produto ofertado às famílias nas regiões mais afetadas.

Ele1 - Criar site de notícias