Sábado, 22 de Janeiro de 2022
Piauí Novo Ensino Médio

Primeiro ciclo de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí inicia em 2022

Nesta primeira etapa os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos.

11/01/2022 às 20h38 Atualizada em 11/01/2022 às 20h47
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e deve beneficiar mais de 220 mil estudantes. Nesta primeira etapa os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.

Ao todo, serão beneficiadas 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado. De acordo com a coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio, Elenice Nery, o trabalho da equipe está sendo formar os profissionais da educação.

“Iniciamos esse trabalho de formações em parceria com a Fundação Telefônica Vivo ainda nos últimos meses de 2021. Foram beneficiados mais de 500 professores e a meta é iniciar em breve novos momentos e ter uma constante capacitação com as temáticas relacionadas”, explicou.

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formatos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.

“Esse processo de implementação concluirá em 2024 e em 2025 é que nós teremos todos os estudantes já com o novo currículo”, disse Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc. Ela ainda explica que no “Piauí, diferente de alguns estados, acontecerá um processo de implementação intermediário onde todos os estudantes da 1° série do ensino médio estarão de posse desse currículo e 2° e 3° séries, em suas respectivas etapas e modalidades, terão contato com contato com as eletivas e Projeto de Vida”.

Veja também
Ele1 - Criar site de notícias