Geral CAPACITAÇÃO

Seduc qualifica profissionais da educação estadual na 3ª Formação de Lideranças

A iniciativa tem objetivo de qualificar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino na educação paraense

11/06/2024 às 15h36
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O compromisso com o avanço da educação no Estado do Pará é uma prioridade, por isso, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) desenvolve estratégias fundamentais para alcançar resultados significativos. Uma dessas ações é a "Formação de Lideranças: DREs em ação", que reuniu presencialmente pela 3ª vez dirigentes regionais de ensino, coordenadores pedagógicos e de infraestrutura. O encontro aconteceu no auditório do Centur, em Belém, nesta terça-feira (11).

O objetivo é qualificar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino na educação paraense. Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a iniciativa tem carga-horária total de 180 horas. A Formação de Lideranças foi iniciada em abril e segue até o mês de outubro dividida em aulas presenciais e síncronas (em tempo real). Ao final, os participantes receberão certificado.

"Processos de formação, como esses, são muito importantes. Nós temos uma missão de formação contínua. Hoje, aqui com a parceria da FGV e a Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), vocês começaram o desenvolvimento de competências socioemocionais e aqui falaram sobre as principais e os impactos na aprendizagem. Isso é fundamental e nós podemos e devemos desenvolver as competências e habilidades emocionais em cada um de nós e nas nossas crianças. Essa formação é muito importante e, por isso, estamos trazendo esses temas para vocês e isso vai impactar aonde a gente quer chegar. Em um ano e cinco meses, a gente já avançou, e avançou em muita coisa. Tenho certeza que a gente vai conseguir avançar muito mais", disse o secretário de Educação, Rossieli Soares.

O titular da Saeb, Julio Meireles, ressaltou que a formação dá continuidade e reforça o trabalho que vem sendo feito na educação paraense. "Aqui damos continuidade a tudo que a gente vem fazendo desde 2023. A gente precisa, de forma efetiva e assertiva, desenvolver os nossos servidores que compõem a Secretaria de Estado de Educação. E, quando eu digo isso, independentemente do cargo ou da função que você ocupa e da condição de servidor, se faz necessário que a gente continue dando a formação. Quanto mais qualificado o servidor, certamente a qualidade do serviço ofertado tende a melhorar", frisou.

Para o dirigente da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Tucuruí, Flavio Caridade, o encontro sempre traz muito aprendizado e é essencial para o objetivo de alcançar uma educação de qualidade no Estado. "Aqui temos muitas aprendizagens, hoje nós tratamos da parte emocional e que é essencial. A Formação de Lideranças das DREs, coordenadores, seja pedagógico ou de administração, esse momento que estamos aqui inferindo todas essas informações a respeito desse trabalho socioemocional é muito importante. Saber como nós podemos estar levando esse conhecimento para os nossos diretores, para a nossa equipe gestora lá na ponta, essa sensibilidade que precisamos ter, tanto com a nossa equipe, enquanto servidores, mas principalmente com os nossos alunos. É uma formação essencial e prioritária. A gente parabeniza a Secretaria de Educação, em nome do nosso secretário Rossieli, por esse carinho e por essa atenção de um assunto tão importante e pertinente para nós nesse momento", afirmou.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc

Ele1 - Criar site de notícias