Geral Maranhão

Fotógrafo Tairo Lisboa expõe “Retratos de Pai Francisco”, na Biblioteca Pública Benedito Leite

Entrada é franca e a mostra fica em cartaz até o dia 20 de julho, reunindo fotografias, vídeos e paisagem sonora do universo místico do Pai Francis...

19/06/2024 às 20h21
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:

A exposição “Retratos de Pai Francisco”, do fotógrafo Tairo Lisboa, será aberta nesta quinta-feira (20), às 16h, na Biblioteca Pública Benedito Leite. O trabalho multimídia é um ensaio resultante de suas experiências nos tradicionais rituais de matanças do bumba-meu-boi Maranhense, que por meio de fotografia, vídeos e paisagem sonora adentra o universo místico do Pai Francisco, personagem do bumba-meu-boi. A mostra fica em cartaz até o dia 20 de julho.

No ensaio fotográfico foram selecionadas 12 fotografias etnográficas em rituais de matança de três tradicionais bumba-meu-boi do Maranhão, começando pelo Boi de Guimarães, em seguida o Boi de Maracanã e o Boi da Pindoba.

“Este ensaio ‘Retratos de Pai Francisco’ resulta de vários momentos memoráveis. Ainda consigo lembrar das vibrantes zabumbas, das comidas, do cortejo pelo centro da cidade de Guimarães e também do carinho e acolhimento dos seus brincantes. Já em São Luís, cidade que habito, fotografei na zona rural em 2021, o Boi de Maracanã e o Boi da Pindoba; momentos também memoráveis por se tratar de rituais com uma força espiritual imensurável, mantendo a tradição com muita fé e devoção”, disse o fotógrafo.

Essa ação também é inclusiva para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Tendo peças de manequins vestidos como Pai Francisco, com o intuito de possibilitar a experiência tátil de crianças e de pessoas com deficiência visuais.

Tairo Lisboa é  multiartista residente em São Luís (MA). No audiovisual desenvolve trabalhos com filmes etnográficos e experimentais, tendo dirigido o documentário sobre a sambista maranhense Patativa em 2013 e também outro curta metragem intitulado Nambuaçu Promessas são Promessas 2019 e durante a pandemia de Covid 19 realizou o filme experimental Frame Rate.

Colabora com mestre e mestras da cultura popular maranhense, realizando registros etnográfico por meio de fotografias e vídeo colaborando para difusão de seus trabalhos no cenário cultural.

Serviço

O quê:Exposição “Retratos de Pai Francisco”.

Quando:Abertura dia 20 de junho, às 16h.

Onde:Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, Centro Histórico de São Luís.

Ele1 - Criar site de notícias