Geral POESIA E MÚSICA

Arraial das Letrinhas, na Casa da Linguagem, homenageia poetas paraenses

A reverência às obras de Max Martins, Rui Barata e João de Jesus Paes Loureiro ocorrerá junto com a cerimônia de conclusão do 3º módulo de oficinas

19/06/2024 às 21h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Em homenagem aos poetas paraenses Max Martins, Rui Barata e João de Jesus Paes Loureiro, a Casa da Linguagem, instituição ligada à Fundação Cultural do Pará (FCP), promove o Arraial das Letrinhas na sexta-feira (21), a partir de 15h. A programação, que também comemora a conclusão do 3º módulo de oficinas da Casa da Linguagem, vai contar com leitura de poemas e exposições sobre os autores homenageados, e atrações musicais, como o grupo regional Carimbó Flor do Pará e Antônio Marcio do Acordeon.

Em 2024, o diferencial do Arraial das Letrinhas será a presença do homenageado João de Jesus Paes Loureiro e de artistas que vão cantar e declamar obras de Max Martins e Rui Barata, como Argentino Neto e Pelé do Manifesto.

A técnica Elaine Oliveira, da Casa da Linguagem, evidencia a importância dessa experiência para os participantes. “É uma maneira de os alunos conhecerem os homenageados, saber como planejamos para que este seja um momento que os alunos possam enriquecer o universo cultural deles, assim como participar do arraial”, informou.

Programação do Arraial das Letrinhas

15h30 - Exposição sobre os autores homenageados no hall da Biblioteca Francisco Paulo Mendes e apresentação do resultado das oficinas do Módulo 03 -

1. Libras iniciação (turma da professora Ana Rute)

2. Canto popular (turma do professor Ytanaã Figueiredo) - apresentação de composições juninas e de autoria de Paulo André e Ruy Barata)

3. Leitura de poemas sobre os autores homenageados (alunos das professoras Marina Farias e Telma Monteiro)

16h30 - Apresentação em homenagem aos poetas

1. Argentino Neto e Banda (homenagem a Max Martins)

2. Pelé do Manifesto e Paes Loureiro

3. Olivar Barreto e Renato Torres (homenagem a Ruy Barata)

Atrações

18 h - Alan Carvalho e Ronaldo Silva

19h - Grupo Regional - Carimbó Flor do Pará

20h - Antonio Marcio do Acordeon

Serviço: Arraial das Letrinhas. Dia 21/06 (sexta-feira), a partir de 15h30, na Casa da Linguagem - Avenida Nazaré, nº 31, bairro Nazaré, em Belém.

Texto: Valéria Ramos - (estagiária na Ascom/FCP, sob a supervisão de Helena Saria)

Ele1 - Criar site de notícias